Notícias de saúde

Infecção pelo HPV em aumento.

22 de março de 2007 (Bibliomed). O papiloma vírus humano (HPV) é um agente causador de infecção genital sexualmente transmissível. Costuma se manifestar através do condiloma, que é uma espécie de verruga genital, semelhante a uma couve-flor. Apresenta potencial de desencadear o surgimento de cânceres genitais, sendo um dos fatores mais incriminados na origem do câncer de colo uterino.

Acredita-se que a infecção pelo HPV seja a doença sexualmente transmissível mais comum no mundo. Com o intuito avaliar o número de mulheres que são infectadas por este vírus, um grupo de pesquisadores escreveu um estudo na revista JAMA (The Journal of American Medical Association), em fevereiro de 2007. Os autores destacam que este levantamento é importante, para estimar o impacto da vacinação recentemente desenvolvida contra o HPV.

Os resultados apresentados revelaram que 26,8% das mulheres, com idade entre 14 e 59 anos, apresentam infecção pelo HPV. Quando se discriminou a ocorrência de infecção viral por grupos de idade, notou-se que as mulheres com idades entre 20 e 24 anos (44,8% de infectadas) e entre 30 a 39 anos (27,5% de infectadas), foram as que possuíam maiores taxas de infecção pelo agente.

Os autores destacam o grande aumento da ocorrência de infecção entre as mulheres mais jovens, o que pode aumentar o risco de surgimento de tumor de colo uterino no futuro. O impacto da vacinação contra o HPV pode modificar este risco.

Assim, conclui-se, que medidas preventivas devem ser adotadas no intuito de reduzir as taxas de infecção pelo HPV, como a prática de sexo com proteção e a instituição da vacina em larga escala.

Fonte: JAMA. 2007 ; 297 (8): 813 – 819 (February 28).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários