Notícias de saúde

Teste rápido de urina identifica melhor tratamento para infecções

19 de dezembro de 2025 (Bibliomed). Estudo realizado na Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, desenvolveu um novo teste rápido pode melhorar o tratamento de infecções do trato urinário, identificando o antibiótico mais eficaz para cada paciente. O teste aplica diferentes antibióticos às bactérias encontradas em amostras de urina, para verificar qual deles suprime melhor o crescimento bacteriano

Atualmente, as infecções do trato urinário são normalmente diagnosticadas por meio de um exame de urina que busca indicadores de infecção, como níveis elevados de glóbulos brancos. Após o diagnóstico, os médicos costumam prescrever um antibiótico de amplo espectro sem determinar a causa exata da infecção, essencialmente usando uma abordagem indiscriminada para garantir que a infecção urinária seja eliminada. A análise laboratorial para determinar a causa da infecção é usada apenas para pacientes de alto risco e pode levar de dois a três dias.

No novo teste, as amostras de urina são aplicadas diretamente em placas de Petri contendo diferentes discos de antibióticos. Os técnicos então medem o quanto o crescimento bacteriano foi suprimido por cada antibiótico. O novo teste apresentou concordância de aproximadamente 94% com os resultados do método de análise padrão. Como esse novo teste elimina uma quantidade significativa de trabalho laboratorial, o tempo para obter os resultados é reduzido em até 24 horas em comparação com os testes convencionais.

Os pesquisadores estão agora desenvolvendo um dispositivo em papel que utiliza um método semelhante para identificar oito espécies bacterianas diferentes e indicar sua potencial resistência a antibióticos.

Fonte: Microbiology Spectrum. DOI: 10.1128/spectrum.00888-25.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários