Notícias de saúde

Vitamina C poderia reduzir risco de infecção por HPV

03 de novembro de 2022 (Bibliomed). O papilomavírus humano (HPV) é muito comum. Muitos tipos de infecção por HPV podem ser eliminados pelo sistema imunológico, mas a infecção persistente pelo HPV está associada a mais de 5% dos cânceres. Atualmente, existem três vacinas bem-sucedidas contra o HPV, mas os desafios permanecem na prevenção da infecção pelo HPV.

A vitamina C é um importante nutriente natural, conhecido por prevenir, encurtar e aliviar inúmeras infecções. Estudos anteriores descobriram que a vitamina C dietética estava negativamente associada ao risco de persistência da infecção por HPV, com outro estudo detectando que a baixa vitamina C na dieta estava associada a um risco maior de infecção pelo HPV.

Um novo estudo transversal foi o primeiro a examinar a relação entre os níveis de vitamina C e a infecção pelo HPV em amostras maiores, prevendo que a vitamina C pode ter um papel protetor contra a infecção cervicovaginal pelo HPV. 2.174 mulheres com idades entre 18-59 anos foram inscritas no estudo. A vitamina C sérica foi coletada e medida, e a infecção pelo HPV foi medida pela extração do DNA do HPV de swabs vaginais que foram auto colhidos. Outros fatores considerados foram idade, raça, escolaridade, estado civil, índice de renda de pobreza, condição de saúde, plano de saúde, consumo de álcool, primeira idade participando de sexo vaginal, anal ou oral, IMC e níveis de várias outras vitaminas.

Nos resultados, após o ajuste para esses fatores, verificou-se que a relação entre a vitamina C e a infecção pelo HPV não era linear, apresentando uma curva em forma de U. Em mulheres com menos de 25 anos, os níveis de vitamina C não tiveram associação com infecção pelo HPV, e em mulheres com mais de 25 anos, houve associação negativa com infecção por HPV, talvez relacionada a uma maior prevalência de infecção pelo HPV e maiores taxas de autodepuração em menores de 25 anos de idade. De modo geral, nenhuma associação significativa foi encontrada com infecção por HPV e níveis séricos de vitamina C. O menor risco de infecção pelo HPV foi encontrado quando os níveis de vitamina C foram de aproximadamente 69,5 µmol/L. Quando os níveis de vitamina C estavam acima ou abaixo desse nível, um risco aumentado foi observado, sugerindo uma curva em forma de U.

Assim este novo estudo encontrou alguma associação entre níveis adequados de vitamina C e infecção por HPV para pessoas com idades entre 25 e 59 anos, embora esses resultados não tenham sido significativos. Estudos futuros são necessários para associar a relação entre a vitamina C e a persistência do HPV, bem como para caracterizar ainda mais os mecanismos bioquímicos de como a vitamina pode desempenhar um papel protetor contra a infecção pelo HPV.

Fonte: BMC Women's Health. DOI: 10.1186/s12905-022-01993-7.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários