Notícias de saúde

Poluição do ar poderia aumentar doenças autoimunes

19 de dezembro de 2025 (Bibliomed). Pessoas expostas à poluição atmosférica por partículas apresentaram níveis mais elevados de anticorpos antinucleares, um marcador característico de doenças reumáticas autoimunes, indica estudo realizado na Universidade McGill, no Canadá.

Para o estudo, os pesquisadores coletaram amostras de sangue de mais de 3.500 pessoas que vivem na região de Ontário, no Canadá, analisando seus níveis de anticorpos antinucleares, que são produzidos pelo sistema imunológico como parte de uma doença autoimune. Esses anticorpos atacam erroneamente as próprias células e tecidos do corpo.

Os pesquisadores compararam os resultados dos exames de sangue com a exposição média das pessoas à poluição por partículas, com base em dados de monitoramento da poluição do ar em seus endereços residenciais. Os resultados mostraram que pessoas com os níveis mais altos de exposição à poluição do ar tinham de 46% a 54% mais chances de apresentar altos níveis de anticorpos antinucleares.

A poluição por partículas finas envolve partículas com 2,5 micrômetros de diâmetro ou menos, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA). Para efeito de comparação, um fio de cabelo humano tem de 50 a 70 micrômetros de diâmetro. Os pesquisadores explicam que essas partículas finas na poluição do ar são pequenas o suficiente para atingir a corrente sanguínea, afetando potencialmente todo o corpo.

Fonte: Rheumatology. DOI: 10.1093/rheumatology/keaf545.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários