Notícias de saúde

Homens infectados com HPV de alto risco podem ter problemas de fertilidade

26 de novembro de 2024 (Bibliomed). Um estudo realizado na Universidad Nacional de Córdoba, na Argentina, sugere que homens infectados com tipos de HPV de alto risco (HR-HPV) podem enfrentar problemas de fertilidade. O vírus do papiloma humano (HPV), conhecido principalmente por causar câncer cervical em mulheres, também está associado a um maior risco de câncer de pênis, ânus, boca e garganta em homens. Além desses riscos, o estudo revela que o HR-HPV pode afetar negativamente a qualidade do esperma e a resposta imunológica dos homens infectados.

Pesquisadores analisaram amostras de sêmen de 205 homens argentinos que buscavam avaliação de fertilidade ou tratamento para problemas do trato urinário. Destes, 19% testaram positivo para HPV, com 20 homens identificados como portadores de HR-HPV. Ao examinar as amostras, os cientistas descobriram que os homens com HR-HPV tinham menos glóbulos brancos no sêmen, indicando uma resposta imunológica local enfraquecida. Além disso, o esperma desses homens mostrava sinais de danos causados por estresse oxidativo, resultando em um aumento na morte das células espermáticas.

Estudos anteriores já indicaram que o HPV pode evitar a resposta imunológica do corpo, o que explicaria a menor presença de células imunológicas na área infectada. Estes novos achados sugerem que homens com HR-HPV podem ter sua fertilidade comprometida devido à morte aumentada de espermatozoides e à resposta imunológica debilitada.

Os pesquisadores destacam a importância de entender como o HR-HPV afeta a qualidade do DNA do esperma e suas implicações para a reprodução e a saúde dos descendentes, além de explorar como a infecção por HPV em conjunto com outras doenças sexualmente transmissíveis pode influenciar esses resultados.

Fonte: Frontiers in Cellular and Infection Microbiology. DOI: 10.3389/fcimb.2024.1420307.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários