Notícias de saúde

Bebês podem adquirir HPV durante o parto

16 de março de 2021 (Bibliomed). O papilomavírus humano causador do câncer, ou HPV, é considerado uma infecção sexualmente transmissível, mas um novo estudo mostra que muitos bebês nascem com o vírus na boca.

Segundo estudo da Universidade de Turku, na Finlândia, muitas crianças podem adquirir o vírus em idade precoce ou no nascimento, e crescerem sem saber disso, uma vez que essas infecções são muitas vezes assintomáticas. O grande problema disso é que, a longo prazo, essas crianças podem correr mais riscos de desenvolver canceres ou outros problemas de saúde.

Os pesquisadores descobriram que 23% das 331 crianças nascidas na Finlândia tiveram uma infecção oral por HPV no nascimento, provavelmente contraída de suas mães. Eles também encontraram infecção persistente por HPV em cerca de 15% das crianças durante seis anos de acompanhamento, o que pode representar um risco de longo prazo para a saúde deles, embora a extensão desse risco seja desconhecida por enquanto.

Não há tratamento antiviral para o HPV, e a vacinação não pode evitar infecção futura de uma cepa de HPV à qual uma pessoa já foi exposta. Crianças infectadas no nascimento devem contar com seu próprio sistema imunológico para combater o HPV e não serão capazes de adquirir imunidade de vacina da cepa que contraíram, explicam os pesquisadores. Uma mãe vacinada contra o HPV não pode transmitir o vírus ao seu bebê e também fornecerá ao bebê alguma imunidade inata, completam.

Fonte: Emerging Infectious Diseases. DOI: 10.3201/eid2703.202721.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários