Notícias de saúde

Homens com fimose têm maior incidência do HPV

27 de julho de 2016 (Bibliomed). Os homens com fimose têm um aumento da prevalência do papilomavírus humano (HPV) e genótipos de HPV de alto risco, em comparação com os homens assintomáticos, de acordo com um estudo publicado no Journal of Urology.

Pesquisadores brasileiros examinaram a incidência de infecção por HPV em 110 homens assintomáticos e 30 pacientes que foram submetidos a circuncisão devido a fimose. O DNA foi extraído a partir de amostras de esfregaços swab de homens assintomáticos e de amostras do prepúcio obtidas durante a circuncisão em homens com fimose.

Os pesquisadores descobriram que 46,66% dos pacientes com fimose tinha HPV, dos quais 50% tinham genótipos de HPV de alto risco. No geral, 16,36% dos casos assintomáticos eram HPV positivos; HPV de alto risco foi observado em apenas uma amostra. Pacientes com fimose tiveram uma taxa significativamente maior de infecção genital pelo HPV do que os homens assintomáticos.

Portanto, foi encontrada uma forte associação entre a fimose e a prevalência do HPV genital em homens e uma frequência significativa de HPV de alto risco, segundo os autores.

Fonte: The Journal of Urology. June 2016Volume 195, Issue 6, Pages 1784–1789

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários