Notícias de saúde

Brasil e França Vão Pesquisar Vacina Contra a Aids

O Ministério da Saúde vai participar, com o governo da França, das pesquisas para o desenvolvimento de uma vacina contra a aids. Este acordo nesse sentido começou a ser discutido, durante a 13ª Conferência Internacional de Aids, em Durban na África do Sul, entre o coordenador nacional de aids, Paulo Roberto Teixeira, e a Agência Nacional de Pesquisa em Aids da França (ANRS), uma das instituições sobre aids mais importantes do mundo.

O acordo prevê além das pesquisas para o desenvolvimento da vacina, a realização de vários outros trabalhos de pesquisas sobre o impacto econômico e social da Aids no Brasil e testes de novos medicamentos que estão sendo desenvolvidos na França, bem como a inclusão de voluntários brasileiros. A reunião já está marcada para o mês de setembro, no Brasil para a formalização do acordo de cooperação.

Atualmente, o governo brasileiro tem parceria apenas com o Unaids, o Programa das Nações Unidas para o Controle da Aids. O país participa inclusive, das pesquisas em vacinas. “Com a parceria francesa, segundo o coordenado Nacional de Aids, estaremos ampliando nossos campos de estudo e inserindo definitivamente o país na busca de uma vacina contra o HIV”.

Com o acordo, a ANRS vai financiar a vinda de técnicos franceses ao Brasil. O trabalho desses profissionais será avaliar os custos e benefícios do Programa Nacional de Aids, o impacto socioeconômico da distribuição gratuita dos medicamentos anti-retrovirais e os anos de vida, trabalho, produtividade e ganhos dos portadores do HIV com o acesso universal às drogas. A ANRS gasta metade de sua verba anual em pesquisas, o equivalente a US$ 25 milhões anuais, para encontrar uma vacina anti-HIV.

Copyright © 2000 BoaSaúde

Faça o seu comentário
Comentários