Notícias de saúde

Brasil: Divulgado Estudo Para Vacina Anti-Aids

São Paulo, 24 de Novembro de 2000(eHLA). O cientista francês Jean Claude Chermann, co-descobridor do vírus HIV, fez ontem, em São Paulo o anúncio do início do protocolo científico da vacina contra a Aids, que também poderá ser utilizada no tratamento da doença. A linha de pesquisa de Chermann para a vacina utiliza como antígeno uma parte específica do vírus, chamada de R7V, para ativar as defesas imunológicas do organismo, afetadas pelo vírus causador da Aids. "Em breve, serão iniciados os estudos pré-clínicos e clínicos da vacina", disse Chermann, diretor científico do Instituto Nacional de Pesquisa de Saúde e Médica (Inserm) da França, durante entrevista coletiva.

Esta fase do desenvolvimento da vacina foi acelerada com duas descobertas feitas pelo médico brasileiro Ricardo de Oliveira. Ele vem colaborando nos estudos de Chermann, sendo responsável pela identificação do R7V e pelo desenvolvimento de exames para identificar a presença do anticorpo. "Num primeiro momento, serão realizados, exames para identificar a presença do anticorpo em cerca de 100 pacientes HIV positivo contaminados há pelo menos dez anos", explicou Oliveira. Esta fase da pesquisa ocorrerá em apenas três laboratórios do mundo, sendo um deles brasileiro: o Laboratório Salomão e Zoppi, em São Paulo.

O protocolo científico, que leva entre seis meses e um ano para ser concluído, deverá provar a eficácia da vacina, para que ela seja reconhecida por órgãos fiscalizadores como o FDA (Federal Drug Administration) dos Estados Unidos. Com a aprovação das agências reguladoras, será realizada uma imunização passiva em humanos, com transfusões de anticorpos para pacientes sintomáticos que não respondem mais ao tratamento com drogas. Além disso, serão fornecidas as vacinas terapêuticas, contendo o antígeno, para estimular a produção de anticorpos em pessoas sintomáticas, e a vacina de prevenção, também contendo o antígeno, em pessoas que nunca tiveram contato com o HIV.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários