Notícias de saúde

BRASIL: Endometriose é a maior causa de infertilidade feminina

São Paulo, 6 de Abril de 2001 (eHealthLA). A endometriose é um problema muito comum, atingindo cerca de uma a cada 100 mulheres, e pode ocorrer entre os 10 e os 60 anos de idade.

Acontece quando as células do endométrio (que é a camada de tecido que "forra" o útero por dentro) crescem em outras partes do corpo, como nos ovários, intestinos, vagina ou outras partes. Hoje, a endometriose é a maior causa de infertilidade feminina , pois a trompa tem problemas para captar o óvulo.

Segundo Lucila Evangelista, ginecologista e obstetra do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, como as estruturas do aparelho reprodutivo têm a mesma origem celular, há casos em que são formadas ilhas de endométrio fora do lugar.

“Assim, toda vez que a mulher menstrua, isso acontece dentro e fora do útero, ou seja, onde existam essas células.

Ainda não se sabe muito bem como isto acontece, mas há vários fatores já identificados, como o hereditário, por exemplo”, diz a médica.

Sintomas

A mulher pode sentir dor na parte de baixo da barriga, que piora no período menstrual, dor durante as relações sexuais, dor ao defecar e ter diminuição da fertilidade, embora estes problemas possam acontecer por outras causas também, e nem sempre estão todos juntos na endometriose. O uso do DIU, que aumenta o fluxo menstrual, pode piorar o quadro.

Tratamento

“Quem tem endometriose geralmente tem dificuldades para engravidar, mas isto depende muito da gravidade da doença e dos locais que foram afetados pelo crescimento anormal do endométrio”, alerta Lucila.

O diagnóstico efeito através da laparoscopia, um exame pelo qual o médico enxerga onde está o problema e tenta retirar o tecido que está fora do lugar. No entanto, para a mulher que quer engravidar, as possibilidades são boas.

“Há vários tipos de tratamento, que vão desde o uso de hormônios até a fertilização em laboratório. O tratamento vai depender, é claro, da gravidade da endometriose e do local que foi atingido”, completa a especialista.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários