Saúde e Nutrição
O grão-de-bico é uma leguminosa originária do oriente médio, onde é muito utilizada na culinária. Rica em proteínas vegetais, é uma boa opção para quem busca ganhar massa muscular, especialmente aquelas que são veganas.
A leguminosa é rica em fibras solúveis, que ajudam a combater a prisão de ventre. O grão-de-bico também é rico vitaminas do complexo B, minerais como ferro, cálcio, magnésio e fósforo, além de conter triptofano, um aminoácido precursor da serotonina.
Entre seus benefícios, estão o fortalecimento do sistema imunológico, a promoção de ganho de massa muscular, a manutenção do bom funcionamento do intestino, a manutenção da saúde dos ossos. Além disso, ele ajuda a prevenir anemias e a equilibrar os níveis de glicose e colesterol.
O grão-de-bico também pode ser um bom aliado no processo e emagrecimento, uma vez que seu alto teor de fibras e proteínas o torna um alimento de baixo índice glicêmico, prolongando a sensação de saciedade e diminuindo a fome ao longo do dia. Depois de cozido, cada 100 gramas de grão-de-bico têm cerca de 164 calorias, 8 gramas de fibras, 7,4 gramas de proteínas e 27,4 gramas de carboidratos.
Existem várias receitas que podem ser preparadas com grão-de-bico, mas é importante deixá-lo de molho por cerca de 12 horas antes de cozinhá-lo, pois assim diminuímos os antinutrientes presentes nele, aumentando a absorção dos nutrientes presentes no alimento.
Isolda Vasconcelos, nutricionista*.
Tem dúvidas sobre este ou outros temas? Envie um e-mail para nutricao@corp.bibliomed.com.br, com seu nome, e fique atento aos nossos posts, pois a resposta estará neles.
*Isolda Vasconcelos é nutricionista, pós-graduada em Fitoterápicos e em Obesidade e Emagrecimento pelo Hospital Albert Einstein.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também