Notícias de saúde

Brasil: Cólicas Podem Ser o Alerta Para Endometriose: Uma das Causas da Infertilidade

São Paulo, 17 de Novembro de 2000(eHLA) - Sentir cólicas fortes com freqüência, daquelas que não cessam nem durante a menstruação, pode ser um sinal de endometriose, uma doença que afeta 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva e atinge a mucosa que reveste internamente o útero. A doença ocorre pelo crescimento do tecido que recobre o útero, chamado endométrio, em órgãos vizinhos como os ovários e as trompas de falópio. Excepcionalmente, também pode afetar os intestinos, a bexiga e inclusive os pulmões. “Apesar do desconforto, muitas mulheres só descobrem o problema muito depois do seu surgimento. Em geral, isso acontece porque a maioria convive com os sintomas em vez de consultar o ginecologista”, alerta Carlos Alberto Diegoli, obstetra e ginecologista doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). ”Nem sempre há sintomas clínicos, mas, quando eles aparecem, estão relacionados com a dor pelviana antes, durante e depois da menstruação”, explica.

Apesar de a endometriose não ser sinônimo de infertilidade, cerca de 40% das mulheres que apresentam a doença têm dificuldades para engravidar. “Os casos mais freqüentes são de gravidez nas trompas, quando o óvulo não chega ao útero por causa dos focos de endométrio”, explica Carlos Alberto. A medicina dispõe de tratamentos que, muitas vezes, são capazes de eliminar o problema e proporcionar uma gravidez.

Sintomas

Cólicas agudas no período que antecede a menstruação podem ser o primeiro sinal de endometriose. Dores durante as relações sexuais também são comuns. A doença ocasiona três tipos de disfunção: a reprodutiva, caracterizada pela infertilidade e por elevadas taxas de aborto espontâneo; a ovulatória, identificada por dores no meio do ciclo, sangramento pré-menstrual e aumento do fluxo ou número de dias de menstruação e a menstrual, caracterizada por cólicas menstruais progressivas, dor no momento do ato sexual e, em alguns casos, alterações urinárias e intestinais durante a menstruação.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários