Notícias de saúde

Endometriose: entenda a doença de Anitta

08 de julho de 2022 (Bibliomed). A cantora Anitta anunciou que passará por uma cirurgia após ser diagnosticada com endometriose. Em suas redes sociais, a cantora não especificou datas, mas disse que o procedimento é necessário e já está agendado, e, por isso, terá que mudar sua rotina, já que não poderá fazer esforço por um mês após o procedimento.

A endometriose é uma doença inflamatória que ocorre quando as células do endométrio - tecido que reveste o útero - passam a crescer em outras partes do corpo da mulher, como ovários ou cavidade abdominal. As causas da doença ainda não são bem esclarecidas, mas uma das hipóteses é que o sangue, em vez de ser expelido na menstruação, reflua através das tubas uterinas e se deposite em outros órgãos. Os pesquisadores trabalham, também, com a hipótese de que a condição tenha origem genética e esteja relacionada com possíveis deficiências no sistema imunológico.

A endometriose pode ser assintomática por um longo período, mas os sintomas mais comuns incluem cólicas menstruais intensas e que podem ser incapacitantes, dor durante a relação sexual, dores e sangramentos intestinais e urinários durante a menstruação, além de dificuldade para engravidar e, em alguns casos, infertilidade.

O diagnóstico da endometriose deve ser feito por um ginecologista, que realizará um exame clínico, análise do histórico da paciente e exames complementares, tanto laboratoriais quanto de imagem.

A endometriose é uma doença crônica que regride sozinha com a chegada da menopausa, mas, até lá, as mulheres que sofrem com a doença podem usar medicamentos para suspender a menstruação. Lesões graves e grandes podem precisar ser retiradas cirurgicamente. E, em casos específicos, a retirada de ovários e útero pode ser indicada.

Fonte: Equipe Editorial Bibliomed.          

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários