Notícias de saúde

Internet2 Ajudará a Complementar Genoma do Câncer no País

08 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). O acesso brasileiro à Internet2 mundial vai permitir a complementação e aceleração da pesquisa do genoma do câncer no Brasil e nos Estados Unidos, de acordo com Andrew Simpson, coordenador do Programa Genoma Humano do Câncer.

"Com a integração, podemos complementar o trabalho, no Brasil e nos Estados Unidos, sem competição", disse Simpson à Reuters, durante evento organizado pelo governo do Estado de São Paulo e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), na quinta-feira, para anúncio de marcos e novas metas na pesquisa científica e tecnológica.

O acesso à Internet2 foi firmado através do acordo entre a Fapesp e a National Science Foundation, dos EUA, e vai interligar os centros de pesquisa paulistas ao consórcio integrado por mais de 180 instituições acadêmicas norte-americanas, responsáveis pelo gerenciamento da Internet2.

"O feito foi possível graças a dois projetos da Fapesp em andamento que serão desenvolvidos em cooperação com outras instituições nos Estados Unidos", explicou José Fernando Perez, diretor científico da Fapesp.

Um deles é o projeto Genoma Humano do Câncer, financiado pela Fapesp e pelo Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer. Segundo Simpson, em dezembro, o projeto concluiu o sequenciamento de 1 milhão de segmentos de genes dos tumores mais frequentes no Brasil -- de cabeça e pescoço, gástricos e de colo de útero.

Em 2001, com o acesso à Internet2, o Transcriptoma Humano, uma nova fase do projeto, será desenvolvido em cooperação com o Instituto Nacional de Câncer, dos Estados Unidos.

"Nessa fase, vamos completar o sequenciamento dos genes expressos, identificando a parte do genoma ativo", explicou Simpson. "Sem essa parte, toda a pesquisa não tem sentido", acrescentou o pesquisador.

De acordo com Simpson, dentro de dois anos essa fase do projeto será concluída.

"O projeto inicia ainda uma outra fase, em que as informações e a infra-estrutura do sequenciamento serão usadas em pesquisa aplicada de interesse clínico, ou seja, diagnóstico, evolução e tratamento do câncer", acrescentou Simpson.

Durante o evento, o governador do Estado, Mário Covas, e pesquisadores da Fapesp anunciaram outros resultados e metas do Projeto Genoma, como a conclusão do genoma das bactérias "Xanthomonas citri" e "Xanthomonas campestris", causadoras do cancro cítrico, a finalização da fase de sequenciamento do projeto Genoma da Cana-de-açúcar.

Além disso, foi lançado o programa Consórcios Setoriais para a Inovação Tecnológica (ConSITec), da Fapesp, que pretende estimular a colaboração entre grupos de pesquisa e conglomerados de empresas privadas.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários