Cientistas Anunciam Método que Acelera Pesquisa Genética

Por Patricia Reaney

LONDRES (Reuters) - Cientistas envolvidos no sequenciamento do genoma humano anunciaram o desenvolvimento de um método que fornece uma sequência mais detalhada de 1 milhão ou mais variações no DNA humano. As variações são chamadas SNPs, polimorfismos simples de nucleotídeo. Elas são mudanças singulares no arranjo dos 3 bilhões de letras do código genético humano responsáveis pelas diferenças entre as pessoas.

Os SNPs explicam porque pessoas são suscetíveis a doenças como câncer, diabete e doenças cardíacas e são a melhor forma de diagnosticá-las e tratá-las.

"Uma sequência de alta resolução de SNP que seja precisa, confiável e disponível a pesquisadores médicos em todo o mundo vai acelerar muito a descoberta das estruturas básicas genéticas das doenças mais comuns que afetam as populações humanas", disse Eric Lander, diretor do Centro de Pesquisa de Genoma do Instituto Whitehead.

Lander e sua equipe desenvolveram um método de sequenciamento, chamado sequenciamento de representação reduzida (RRS), que aumenta a exatidão do sequenciamento dos SNPs.

De acordo com o estudo publicado na revista Nature, o método analisa subgrupos específicos do genoma de diversas pessoas e compara as sequências para identificar variações específicas do DNA que causam susceptibilidade a doenças.

Em outro estudo publicado na Nature, cientistas do Centro Sanger, em Cambridge, Inglaterra, que ajudaram a sequenciar o primeiro cromossomo humano, afirmaram que descobriram 2.730 SNPs no cromossomo 22.

Esse é o segundo menor cromossomo humano que possui componentes genéticos relacionados a 35 doenças e síndromes, como alguns tipos de câncer, esquizofrenia, surdez e doenças cardíacas.

O Consórcio SNP, uma colaboração de cientistas de instituições acadêmicas, laboratórios e entidades privadas, pretende delinear este 0,1 por cento do genoma humano responsável pela singularidade de cada indivíduo.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.