Cientistas Identificam Novos Genes do Rato

NOVA YORK (Reuters Health) - Uma equipe internacional de cientistas deu um passo à frente na identificação dos milhares de genes contidos no genoma do camundongo, o sequenciamento do material genético do animal. Os genes identificados podem, eventualmente, ajudar na luta contra o câncer e outras doenças humanas, de acordo com os pesquisadores.

Mesmo após o sequenciamento do genoma de um organismo, a determinação da localização e da função dos milhares de genes é uma tarefa difícil. Uma forma de identificar genes é procurar primeiro pelo RNA, material genético formado quando um gene está ativado ou expresso. Quando os cientistas identificam o RNA, eles conseguem clonar seu DNA correspondente, que leva à identificação do gene.

O consórcio internacional de pesquisadores anunciou essa semana a clonagem de mais de 21.000 desses filamentos do chamado DNA complementar do camundongo. Mas na análise desses filamentos, os pesquisadores identificaram dez genes de camundongos que parecem similares a genes humanos ligados ao câncer, distúrbios neurológicos, doenças sanguíneas e outras doenças.

"Entre esses novos genes estão aqueles que podem ser responsáveis pelo crescimento ou pela supressão do câncer e outras doenças", disse Yosihide Hayashizaki, coordenador do projeto.

Hayashizaki e sua equipe, do Projeto de Enciclopédia do Gene do Camundongo Riken, no Japão, apresentaram suas descobertas na edição de 8 de fevereiro da revista Nature. Eles acreditam que uma análise futura levará a uma melhor compreensão da função dos genes recentemente identificados.

"Como nossa pesquisa foi com os DNAs complementares, pode-se produzir proteínas imediatamente a partir da informação", disse Hayashizaki em um comunicado.

"Isso é crucial pois a maioria das drogas usadas para tratar doenças tem como alvo proteínas específicas", acrescentou o cientista.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2001 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.