Notícias de saúde

Brasil Vai Estudar Proteínas Ligadas ao Câncer

SÃO PAULO (Reuters) - Com a conclusão do sequenciamento do genoma humano, os esforços estão se voltando para o estudo das proteínas. O Brasil também participa dessa nova 'maratona' e em março deve iniciar seus estudos da estrutura de proteínas ligadas ao câncer e da bactéria "Xylella fastidiosa", causadora da praga do amarelinho.

"A Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) está organizando uma rede de genoma estrutural para estudar as proteínas identificadas pelos projetos do genoma do câncer e da bactéria 'Xylella fastidiosa', ambos financiados pela fundação", disse José Fernando Perez, diretor-científico da Fapesp, à Reuters.

Outras proteínas poderão ser incluídas no projeto Genoma Estrutural, uma vez que a escolha das mesmas será baseada principalmente nos resultados de outras pesquisas da Fapesp, como a do genoma do câncer e da Xylella, além da bactéria "Xanthomonas citri", causadora do cancro cítrico, e da cana-de-açúcar.

"Estamos selecionando os 20 laboratórios que vão analisar as estruturas tridimensionais das proteínas no projeto, que deve começar em março", disse Perez.

As informações estruturais detalhadas de uma proteína podem levar ao desenvolvimento de inibidores das proteínas, como drogas anticâncer no caso da pesquisa do genoma do câncer ou pesticidas ou herbicidas no caso dos outros projetos.

"Sem dúvida, o conhecimento produzido pelo genoma estrutural atingirá um nível de conhecimento mais detalhado e poderá levar ao desenvolvimento de novas drogas", concluiu o diretor-científico da Fapesp.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2001 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários