Notícias de saúde

OMS alerta para rápido aumento da resistência aos antibióticos

11 de novembro de 2025 (Bibliomed). Um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que infecções perigosas que não respondem mais a antibióticos estão se espalhando rapidamente pelo mundo, aumentando em até 15% ao ano.

O relatório constatou que 1 em cada 6 infecções no mundo em 2023 era resistente a antibióticos comuns, incluindo medicamentos usados ??para tratar infecções do trato urinário, gonorreia e E. coli. Essas infecções resistentes a antibióticos, conhecidas como resistência antimicrobiana, matam mais de 1 milhão de pessoas por ano e contribuem para a morte de quase 5 milhões.

O problema é especialmente grave no Sudeste Asiático e no Mediterrâneo Oriental, onde 1 em cada 3 infecções agora é resistente a antibióticos — aproximadamente o dobro da média global e mais de três vezes maior do que as taxas na Europa ou no Pacífico Ocidental. A resistência também foi maior em países de baixa e média renda, onde sistemas de saúde mais frágeis dificultam o rastreamento, a prevenção e o tratamento de infecções. Em partes da África, a resistência às cefalosporinas — uma classe de antibióticos — ultrapassa 70%, frequentemente descartando o tratamento de primeira escolha.

O relatório também destacou a crescente resistência das chamadas "bactérias gram-negativas", como E. coli e Klebsiella pneumoniae, que podem causar infecções graves. As bactérias gram-negativas são especialmente desafiadoras porque possuem uma capa protetora que pode ser difícil para os antibióticos penetrarem.

Fonte:  World Health Organization. Global antibiotic resistance surveillance report 2025.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários