Notícias de saúde

Deficiência em micronutientes pode ampliar resistência antibiótica

20 de fevereiro de 2024 (Bibliomed). Pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica (UBC) descobriram conexões surpreendentes entre deficiências de micronutrientes e a composição do microbioma intestinal na primeira infância, o que poderia ajudar a explicar o aumento da resistência a antibióticos em todo o mundo.

O estudo investigou como deficiências em micronutrientes essenciais, como vitamina A, B12, folato, ferro e zinco, afetam a comunidade de bactérias, vírus, fungos e outros micróbios no sistema digestivo. As deficiências resultaram em mudanças significativas no microbioma intestinal de camundongos, incluindo uma expansão alarmante de bactérias e fungos conhecidos como patógenos oportunistas.

Os camundongos com deficiências de micronutrientes também apresentaram um aumento significativo de genes associados à resistência antibiótica. Os pesquisadores destacaram que a deficiência de micronutrientes tem sido um fator negligenciado na discussão sobre a resistência global a antibióticos.

A pesquisa indica que deficiências nutricionais podem tornar o ambiente intestinal mais propenso ao desenvolvimento de resistência a antibióticos, uma preocupação significativa para a saúde global.

Embora a resistência a antibióticos seja frequentemente atribuída ao uso excessivo e inadequado desses medicamentos, os cientistas da UBC sugerem que a "fome oculta" causada por deficiências de micronutrientes também desempenha um papel crucial.

Com cerca de 340 milhões de crianças menores de cinco anos sofrendo de múltiplas deficiências de micronutrientes globalmente, a pesquisa destaca a necessidade de estratégias abrangentes para abordar a desnutrição e seus efeitos generalizados na saúde. O combate às deficiências de micronutrientes pode ser um passo crítico no enfrentamento da resistência antibiótica em nível global.

Fonte: Nature Microbiology. DOI: 10.1038/s41564-023-01519-3.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários