Notícias de saúde

Poucos antibióticos estão sendo desenvolvidos

08 de novembro de 2023 (Bibliomed). Uma nova análise de antibióticos em desenvolvimento mostra que muito poucos estão em andamento, particularmente aqueles necessários para atingir patógenos potencialmente perigosos.

A revisão levantada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que apenas 12 novos antibióticos entraram no mercado no período de cinco anos de 2017 a 2021. Há 27 em desenvolvimento em ensaios clínicos contra patógenos considerados "críticos", como Acinetobacter baumannii e Pseudomonas aeruginosa.

Desses 27 em desenvolvimento, apenas seis são considerados 'inovadores' o suficiente para serem capazes de superar a resistência a antibióticos. Dois dos seis visam formas de micróbios altamente resistentes a medicamentos.

A resistência antimicrobiana, que mata cerca de 5 milhões de pessoas por ano, prejudica desproporcionalmente os pobres, que muitas vezes não têm recursos para acessar antibióticos de segunda linha, mais caros, que podem funcionar quando os medicamentos de primeira linha falham. Segundo a OMS, as empresas farmacêuticas muitas vezes não são tão motivadas a desenvolver antimicrobianos porque esses tratamentos costumam ser mais curtos e menos lucrativos.

Fonte: World Health Organization. 2023.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários