Notícias de saúde

Longas horas na cama estão associadas a problemas de pensamento em pacientes pós-AVC

31 de outubro de 2025 (Bibliomed). A suspeita de conexão entre falta de sono adequado e acidente vascular cerebral (AVC) ficou mais forte com a publicação de um estudo associando danos ao tecido cerebral e problemas de pensamento com longos períodos de internação em pacientes pós-AVC.

O estudo descobriu que as pessoas que passaram mais tempo na cama dormindo ou tentando dormir após sofrer AVCs leves ou ataques isquêmicos transitórios tinham maior probabilidade de ter áreas de danos na substância branca e no cérebro conhecidas como "hiperintensidades", que são visíveis em exames de ressonância magnética ou tomografia computadorizada. Áreas de hiperintensidade na substância branca são possíveis indicadores de estresse ou danos aos muitos pequenos vasos sanguíneos do cérebro, uma condição conhecida como doença dos pequenos vasos cerebrais (DVE). Elas estão associadas a comprometimento cognitivo, ao triplo do risco de AVC e ao dobro do risco de demência.

Pacientes com AVC que passaram mais tempo na cama também obtiveram pontuações ligeiramente mais baixas em testes cognitivos de pensamento e memória. Nesse estudo, cerca de 420 pessoas de Edimburgo, na Escócia, e Hong Kong, na China, com idade média de 66 anos, que sofreram um derrame leve ou um ataque isquêmico transitório, também conhecido como "mini derrame", passaram por exames cerebrais, preencheram questionários de sono e fizeram testes cognitivos de um a três meses após o derrame.

Aqueles que passaram mais tempo na cama tiveram maior probabilidade de apresentar sinais de danos aos pequenos vasos sanguíneos do cérebro, como hiperintensidades na substância branca, e tiveram maior probabilidade de ter pontuações "ligeiramente mais baixas" no teste de habilidades de pensamento e memória. Os resultados fornecem a peça mais recente no mosaico de evidências que apontam o sono ruim ou perturbado como um fator de risco para AVC inicial e recorrente ou AITs.

Fonte: Neurology. DOI: 10.1212/WNL.0000000000213734.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários