Notícias de saúde

Estudo associa depressão pós-parto a problemas de sono

12 de dezembro de 2008 (Bibliomed). Um estudo publicado no Journal of Obstetric Gynecologic & Neonatal Nursing indica um ciclo vicioso entre depressão pós-parto e problemas de sono. Segundo pesquisadores da Universidade Drexel, nos Estados Unidos, a depressão pós-parto pode atrapalhar a qualidade do sono, que, por sua vez, piora os sintomas de depressão nesses pacientes.

O estudo indica que a privação do sono afeta a habilidade de a mãe cuidar do bebê, na medida em que a concentração e a capacidade de julgamento declinam. Além disso, esse problema acaba comprometendo também o sono do bebê, visto que os filhos frequentemente adotam o ritmo circadiano de sono das mães.

Os especialistas lembram que todas as novas mães experimentam problemas de sono logo após o nascimento, principalmente por causa de mudanças hormonais. Elas normalmente gastam 20% a mais do dia acordadas durante os seis primeiros meses após o parto; acordam com mais freqüência; passam menos tempo no período de sono que acontecem os sonhos; e dormem apenas 81% do tempo em que estão na cama.

No estudo, comparando os padrões de sono de 46 mulheres no pós-parto – metade com sintomas de depressão e metade sem o problema –, os pesquisadores observaram que as mulheres com depressão pós-parto demoravam mais a pegar no sono e dormiam por períodos mais curtos. Além disso, uma pior qualidade do sono foi associada à piora dos sintomas.

Eles explicam que os neurotransmissores que influenciam a qualidade do sono também afetam o humor, aumentando o risco de depressão em mulheres com problemas de sono. Por isso, recomendam que as mulheres que sofrem depressão pós-parto sejam tratadas para uma melhor qualidade de sono e tenham ajuda para os cuidados noturnos com o bebê.

Os especialistas também indicam, para essas mulheres, a prática de higiene do sono, incluindo ir para a cama sempre no mesmo horário, evitar as sonecas durante o dia e evitar cafeína, exercícios, nicotina e álcool até quatro horas antes de dormir.

Fonte: Journal of Obstetric Gynecologic & Neonatal Nursing. 11 de novembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários