Notícias de saúde

Antidepressivos podem ser usados em pacientes que tiveram AVC?

01 de junho de 2023 (Bibliomed). Embora os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRSs) não sejam mais prescritos amplamente para a recuperação motora pós-AVC, a fluoxetina demonstrou efeitos benéficos na depressão pós-AVC (DPAVC). Dados os potenciais efeitos colaterais dos ISRSs, a iniciação direcionada entre os indivíduos com maior risco de DPAVC merece consideração. Embora estudos anteriores tenham identificado a gravidade do AVC e o histórico psiquiátrico como fatores associados à PSD, sua previsibilidade permanece desconhecida. Neste estudo, os pesquisadores investigaram fatores preditivos de internação para identificar melhor os indivíduos que podem obter o maior benefício do início direcionado de ISRSs.

Os autores realizaram uma análise retrospectiva de um registro coletado prospectivamente de pacientes adultos apresentando AVC isquêmico agudo para um centro acadêmico abrangente de AVC de referência terciária entre 2016-2020. Os pacientes foram vistos 4–6 semanas após a alta e receberam o PHQ-9 (Questionário de Saúde do Paciente-9) para triagem de DPAVC (PHQ-9?=?5). Dados demográficos, história de depressão, gravidade do AVC e pontuações do PHQ-9 para pacientes internados foram resumidos.

Nos resultados, 307 indivíduos receberam o PHQ-9 no acompanhamento (idade média de 65,5 anos, 52% do sexo feminino). História de depressão e escore PHQ-9 para pacientes internados foram significativamente associados à DPAVC. A gravidade do AVC, estado civil, morar sozinho, emprego e terapia ambulatorial não foram associados à DPAVC.

Portanto, a história de depressão e um PHQ-9 positivo para pacientes internados parecem ser os mais fortemente preditivos de DPAVC de longo prazo. Iniciar antidepressivos inibidores seletivos da recaptação da serotonina apenas naqueles indivíduos com maior risco de DPAVC pode ajudar a reduzir o ônus da recuperação do AVC nessa população-alvo, minimizando os efeitos colaterais adversos.

Fonte: BMC Psychiatry. DOI: 10.1186/s12888-022-04378-0.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários