Notícias de saúde

Problemas de sono estão associados a maior risco de AVC

24 de outubro de 2023 (Bibliomed). Problemas de sono – desde o ronco até dormir demais ou pouco – podem estar associados a um risco elevado de acidente vascular cerebral (AVC), dizem os pesquisadores da Universidade de Galway, na Irlanda. Bufar durante o sono, ter má qualidade do sono e apneia do sono também podem estar associados a um maior risco de AVC.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram cerca de 4.500 pessoas, incluindo mais de 2.200 sobreviventes de derrame. Eles foram pareados com mais de 2.200 pessoas que não tiveram um AVC. Os participantes tinham idade média de 62 anos. Eles foram questionados sobre seus comportamentos de sono, incluindo cochilos e problemas respiratórios durante o sono.

Dos que tiveram um AVC, 162 tiveram menos de cinco horas de sono noturno, em comparação com 43 daqueles que não tiveram um AVC. Aqueles com menos de cinco horas de sono eram três vezes mais propensos a ter um derrame do que aqueles que dormiam em média sete horas.

Outros 151 sobreviventes de AVC dormiram mais de nove horas por noite, em comparação com 84 dos que não tiveram AVC. Os que dormiam muito tinham duas vezes mais chances de sofrer um derrame do que aqueles que dormiam sete horas. Além disso, as pessoas que tiraram sonecas por mais de uma hora tiveram 88% mais chances de sofrer um derrame do que aquelas que não tiraram.

Os pesquisadores também relataram que as pessoas que roncam durante o sono têm 91% mais chances de sofrer um derrame do que aquelas que não roncam. Aqueles que bufam têm quase três vezes mais chances de sofrer um derrame do que aqueles que não o fazem. Os participantes com apneia do sono são quase três vezes mais propensos a ter um acidente vascular cerebral do que aqueles sem interrupções respiratórias durante o sono.

O estudo foi ajustado para outros fatores que afetam o risco de AVC - incluindo tabagismo, atividade física, depressão e consumo de álcool - mas obteve resultados semelhantes. No entanto, não pode provar uma relação de causa e efeito, apenas uma associação.

Fonte: Neurology. DOI: 10.1212/WNL.0000000000207249.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários