Notícias de saúde
31 de outubro de 2025 (Bibliomed). Cerca de 12% da população dos EUA tinha pressão alta e diabetes tipo 2 ao mesmo tempo em 2018, acima dos 6% em 1999, relataram pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Eles descobriram que ter ambas as condições mais que dobrou o risco de morrer por qualquer causa e triplicou o risco de morte por doença cardíaca, em comparação com aqueles sem nenhuma das condições.
Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de quase 49.000 adultos que participaram da Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição dos EUA entre 1999 e 2018. Realizada pelo Centro Nacional de Estatísticas de Saúde dos Estados Unidos, a pesquisa inclui exames de saúde e testes de laboratório para verificar a saúde dos participantes.
Cerca de um terço das pessoas com pressão alta e diabetes tipo 2 morreram durante um acompanhamento médio de cerca de nove anos. Em comparação, 20% das pessoas com apenas diabetes tipo 2 e 22% das pessoas com apenas pressão alta morreram. Apenas 6% das pessoas sem nenhum dos dois problemas crônicos de saúde morreram.
No geral, o estudo concluiu que em comparação com apenas pressão alta, ter ambas as condições aumenta o risco de morte prematura por qualquer causa em 66% e de morte relacionada ao coração em 54%; além disso, em comparação com ter apenas diabetes tipo 2, ter ambos aumenta o risco de morte prematura em 25% e mais que dobra o risco de morte relacionada ao coração.
Fonte: Diabetes Care. DOI: 10.2337/dca24-0118.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também
todas as notícias