Notícias de saúde

Metformina pode atenuar benefícios de caminhadas diárias

23 de dezembro de 2025 (Bibliomed). A metformina, medicamento comum utilizado para o tratamento do diabetes, parece reduzir as melhorias na pressão arterial, no condicionamento físico e no controle da glicemia que normalmente advêm de exercícios regulares.

Para o novo estudo, pesquisadores da Universidade Rutgers-New Brunswick, nos Estados Unidos, recrutaram 72 pessoas com risco de síndrome metabólica – uma combinação perigosa de obesidade, glicemia alta, colesterol anormal e pressão alta. Pessoas com síndrome metabólica têm maior risco de diabetes e doenças cardíacas.

Os participantes foram divididos aleatoriamente em quatro grupos. As pessoas realizaram exercícios de alta ou baixa intensidade, enquanto tomavam metformina ou um placebo. Os resultados mostraram que o exercício sozinho melhorou a sensibilidade dos vasos sanguíneos à insulina. Os vasos responderam melhor à insulina e permitiram maior fluxo sanguíneo para os músculos.

Isso é importante porque os vasos sanguíneos dilatados pela insulina são mais capazes de transportar glicose da corrente sanguínea para os tecidos, reduzindo o nível de açúcar no sangue.

Contudo, quando a metformina foi adicionada, essas melhorias diminuíram. As pessoas também obtiveram menos benefícios de seus programas de exercícios, tanto de alta quanto de baixa intensidade.

Segundo os pesquisadores, pacientes que tomam metformina podem não obter os benefícios associados ao exercício, como a redução do açúcar no sangue e a melhora do condicionamento físico.

Os autores ressaltam que as pessoas não devem interromper o uso de metformina ou a prática de exercícios sem consultar seu médico. Em vez disso, esses resultados mostram a necessidade de descobrir a melhor maneira de combinar os dois.

Fonte: The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism. DOI: 10.1210/clinem/dgaf551.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários