Notícias de saúde

Sentimento de invulnerabilidade aumenta risco de saúde para jovens

29 de agosto de 2023 (Bibliomed). As taxas de obesidade e diabetes entre adultos com idades entre 20 e 44 anos têm aumentado na última década. Além disso, eles são mais propensos a terem pressão arterial mal controlada, indica estudo do Smith Center for Outcomes Research in Cardiology, nos Estados Unidos.

Você pode se perguntar como uma geração com acesso a tanta informação pode ter resultados tão ruins? Para os pesquisadores, isso é uma combinação de sentimentos de invulnerabilidade com faltas de cuidados com a saúde.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram mais de uma década de dados de pesquisas federais relacionadas à saúde e nutrição nos Estados Unidos. Eles descobriram que as taxas de obesidade entre adultos de 20 a 44 anos aumentaram de cerca de 33% em 2009-10 para 41% em 2017-20. Da mesma forma, a prevalência de diabetes aumentou de 3% para pouco mais de 4%.

As taxas de pressão alta também aumentaram de mais de 9% em 2009-10 para quase 12% em 2017-20, mas muitos adultos jovens com pressão alta e diabetes não estão fazendo nada para controlar essas condições. As taxas de tratamento médico para pressão alta e diabetes foram surpreendentemente baixas: apenas aproximadamente 55% dos jovens adultos com hipertensão estavam recebendo medicamentos para pressão arterial, e apenas 1 em cada 2 jovens adultos com diabetes estavam em tratamento.

Os pesquisadores descobriram tendências entre adultos negros e hispânicos particularmente preocupantes. Jovens negros adultos experimentam as maiores taxas de mortalidade prematura relacionada ao coração no país, além de terem mais de duas vezes mais chances de ter pressão alto do que qualquer outro grupo. Diabetes e obesidade também eram muito mais comuns em jovens negros e hispânicos. E entre os jovens adultos hispânicos, as taxas de pressão alta mais que dobraram de cerca de 4% para quase 11%.

Fonte: JAMA. DOI: 10.1001/jama.2023.2307.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários