Notícias de saúde
Alcançar níveis ideais de bem-estar pode tornar o envelhecimento mais tranquilo, além de ajudar na recuperação de problemas de saúde, sugere estudo realizado pela Universidade de Toronto e o Institute of Life Course and Aging, no Canadá.
Para o estudo, os pesquisadores monitoraram a saúde de mais de 8.300 idosos participantes do Estudo Longitudinal Canadense sobre Envelhecimento. Nenhuma dessas pessoas apresentava bem-estar ideal no início, sofrendo de problemas de saúde física, psicológicos ou emocionais, isolamento social ou uma perspectiva ruim sobre o próprio envelhecimento.
Os pesquisadores avaliaram os participantes novamente após três anos, para verificar as mudanças. Os resultados mostraram que 23% das pessoas haviam retornado ao bem-estar ideal no momento do acompanhamento.
As pessoas tinham maior probabilidade de recuperar a saúde se tivessem menos de 70 anos no início, tivessem renda acima da linha da pobreza, fossem casadas ou viúvas, não fumassem, permanecessem fisicamente ativas, dormissem bem e não tivessem problemas crônicos de saúde como obesidade, diabetes, artrite ou osteoporose.
Segundo os autores, os resultados mostram que o bem-estar psicológico e emocional pareceu ser o fator mais poderoso em termos de recuperação do bem-estar geral. Por isso, é preciso investir em prevenção, estabilidade financeira e apoio ao bem-estar, pois essas são políticas que podem potencialmente melhorar a trajetória do envelhecimento de idosos com dificuldades.
Fonte: PLOS One. DOI: 10.1371/journal.pone.0329800.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também