Notícias de saúde

Gerenciar melhor as emoções poderia prevenir o envelhecimento patológico

29 de junho de 2023 (Bibliomed). O envelhecimento acarreta muitas mudanças na saúde corporal e mental. Embora o desempenho físico e as habilidades cognitivas diminuam, as funções emocionais parecem mantidas ou até melhoradas nos idosos em relação aos adultos mais jovens. Os idosos regulam bem os seus estados emocionais, capacidade crucial para o bem-estar afetivo e para um envelhecimento saudável. Ao contrário dos adultos mais jovens, eles geralmente priorizam as interações sociais e emocionais sobre outros objetivos e mostram um "viés de positividade" na percepção das emoções. Em contraste, a reatividade emocional mal adaptativa e a regulação emocional prejudicada estão relacionadas a psicopatologias como ansiedade, depressão, preocupação ao longo da vida, inclusive no envelhecimento.

Acredita-se que emoções negativas, ansiedade e depressão promovam o aparecimento de doenças neurodegenerativas e demência. Mas qual é o seu impacto no cérebro e seus efeitos deletérios podem ser limitados?

Neurocientistas da Universidade de Genebra observaram a ativação do cérebro de jovens e idosos quando confrontados com o sofrimento psicológico de outras pessoas. As conexões neuronais dos idosos apresentam significativa inércia emocional: as emoções negativas as modificam excessivamente e por um longo período de tempo, principalmente no córtex cingulado posterior e na amígdala, duas regiões cerebrais fortemente envolvidas no gerenciamento das emoções e na memória autobiográfica.

Esses resultados, publicados na revista Nature Aging, indicam que um melhor gerenciamento dessas emoções – por meio da meditação, por exemplo – pode ajudar a limitar a neurodegeneração.

Os cientistas mostraram aos voluntários pequenos clipes de televisão mostrando pessoas em estado de sofrimento emocional – durante um desastre natural ou situação de angústia, por exemplo – bem como vídeos com conteúdo emocional neutro, a fim de observar sua atividade cerebral usando ressonância magnética funcional. Primeiro, a equipe comparou um grupo de 27 pessoas com mais de 65 anos com um grupo de 29 pessoas com cerca de 25 anos. O mesmo experimento foi então repetido com 127 idosos.

As pessoas mais velhas geralmente mostraram um padrão de atividade cerebral e conectividade diferente das pessoas mais jovens.

Isso é particularmente perceptível no nível de ativação da rede de modo padrão, uma rede cerebral altamente ativada em estado de repouso. Sua atividade é frequentemente interrompida por depressão ou ansiedade, sugerindo que ela está envolvida na regulação das emoções. adultos mais velhos, parte dessa rede, o córtex cingulado posterior, que processa a memória autobiográfica, mostra um aumento de suas conexões com a amígdala, que processa importantes estímulos emocionais. Essas conexões são mais fortes em indivíduos com altos escores de ansiedade, com ruminação ou com pensamentos negativos.

No entanto, as pessoas mais velhas tendem a regular melhor suas emoções do que os mais jovens e se concentram mais facilmente em detalhes positivos, mesmo durante um evento negativo. Mas mudanças na conectividade entre o córtex cingulado posterior e a amígdala podem indicar um desvio do fenômeno normal do envelhecimento, acentuado em pessoas que apresentam mais ansiedade, ruminação e emoções negativas.

O córtex cingulado posterior é uma das regiões mais afetadas pela demência, sugerindo que a presença desses sintomas poderia aumentar o risco de doença neurodegenerativa.

Fonte: Nature Aging. DOI: 10.1038/s43587-022-00341-6.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários