Notícias de saúde

Cepa de Pneumococo Parece Ser Resistente a Antibiótico

29 de Dezembro de 2000 (Bibliomed). Uma das quatro cepas do pneumococo, a principal causa bacteriana de pneumonia, infecções do ouvido médio e meningite -- parece ser resistente à penicilina, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

No geral, 24 por cento das cepas coletadas de pessoas com infecções bacterianas em áreas do corpo normalmente estéreis -- como cérebro, sangue e juntas -- eram resistentes ao antibiótico, afirmaram os pesquisadores na edição de 28 de dezembro de The New England Journal of Medicine.

Mais de 4.000 dessas infecções foram relatadas aos CDC nos Estados Unidos em 1998 e 3.475 foram testados para resistência a antibióticos. Os Estados de Geórgia e Tennessee apresentaram as taxas mais altas de resistência à penicilina, com 33 e 35 por cento, respectivamente.

Além disso, os cientistas descobriram que as infecções resistentes à penicilina eram mais comuns em crianças com menos de 5 anos (32 por cento), comparadas àquelas com mais de 5 anos (21 por cento). Essas infecções resistentes à penicilina também estavam mais propensas a apresentar resistência a outros antibióticos diferentes.

A boa notícia é que as novas vacinas que protegem contra o pneumococo parecem proteger contra a maioria das infecções causadas por microorganismos resistentes a drogas, afirmaram Cynthia Whitney e sua equipe.

Os pesquisadores sugerem que "uma prioridade deve ser aplicada na prevenção de doenças" através do aumento do uso de vacinas para crianças e adultos sob risco.

Em um editorial, outros cientistas acrescentaram que a restrição do uso inadequado de antibióticos é outro aspecto importante do controle da resistência a drogas.

"A era dos antibióticos tem cerca de 60 anos, mas o uso inadequado dessas drogas ameaça nossa capacidade de lidar com as infecções", disseram Richard P. Wenzel e Michael B. Edmond, da Universidade de Virgínia Commonwealth, em Richmond.

"Para o futuro, precisamos reavaliar as políticas de uso de antibióticos ao mudar nossos avanços para incluir a vacinação contra infecções com pneumococo de todas as crianças com menos de 4 anos, adultos com mais de 65 anos e todas as pessoas com infecções com HIV".

Copyright © 2000 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários