Notícias de saúde

Fungos resistentes a medicamentos podem ser encontrados no solo e em bulbos de plantas

11 de novembro de 2024 (Bibliomed). Investigadores da Universidade da Georgia, nos Estados Unidos, encontraram elevados níveis de fungos multirresistentes em composto, solo e bulbos de flores vendidos em varejistas populares.

O fungo em questão é o Aspergillus fumigatus, que vive naturalmente no solo, mas pode causar doenças se inalado. Pessoas com sistema imunológico saudável provavelmente podem combater o fungo, mas pessoas com sistema imunológico comprometido podem ficar muito doentes e até morrer se encontrarem uma variante que se torne resistente a vários medicamentos antifúngicos.

As pessoas que podem estar imunocomprometidas são aquelas que lutam contra a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), fibrose cística, diabetes tipo 2, VIH/SIDA e Covid-19. Qualquer pessoa que tome imunossupressores – por exemplo, pacientes com câncer ou pessoas que tenham sido submetidas a um transplante de órgão – também corre risco.

A. fumigatus já está no radar dos especialistas em saúde: estima-se que mais de 2 milhões de pessoas estejam infectadas em todo o mundo, e a Organização Mundial da Saúde nomeou recentemente o fungo como uma ameaça crítica à saúde. Mesmo em pessoas saudáveis, o A. fumigatus pode desencadear aspergilomas – “aglomerados” no pulmão. Muitas vezes o organismo resolve por conta própria, mas outras podem precisar de medicamentos antifúngicos.

No novo estudo, a equipe coletou amostras de composto comprado em lojas, solo, bulbos de flores e uma variedade de produtos alimentícios vendidos em grandes lojas de varejo de 2019 a 2021. Mais de 500 cepas diferentes de A. fumigatus foram encontradas nos produtos, sendo mais de 90% delas encontradas em bulbos de flores, solo, composto e amendoim. Cepas resistentes aos medicamentos foram encontradas no solo e no composto feito de esterco e em bulbos de flores, incluindo narcisos, dálias, gladiolos e tulipas, disse a equipe.

Fonte: Applied and Environmental Microbiology. DOI: 10.1128/aem.02056-23.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários