Notícias de saúde

Injeção semanal de insulina está em testes, e resultados são promissores

29 de abril de 2021 (Bibliomed). Muitos pacientes com diabetes tipo 2 precisam de injeções diárias de insulina, o que pode ser desagradável em meio à rotina. Agora, pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, estão testando uma injeção experimental de insulina que pode ser aplicada uma vez por semana.

Embora a pesquisa ainda esteja em seus estágios iniciais, a nova droga chamada insulina basal Fc (BIF) é administrada uma vez por semana e parece ser tão eficaz no controle da glicose quanto a insulina degludec, o padrão ouro uma vez o dia.

Tanto a insulina degludec quanto a BIF são formas de insulina basal ou de base de longa duração. Eles controlam os níveis de açúcar no sangue entre as refeições e são liberados 24 horas por dia. Alguns tipos de insulina basal são administrados duas vezes ao dia. Em contraste, a insulina em bolus é administrada após as refeições e em outros momentos quando o açúcar no sangue aumenta.

O estudo de 32 semanas incluiu quase 400 pessoas com diabetes tipo 2, a forma da doença mais relacionada à obesidade. Os participantes foram designados a um de três grupos de tratamento: injeções uma vez por semana de BIF em uma de duas doses ou injeções uma vez por dia de insulina degludec.

O controle de açúcar no sangue foi semelhante para pessoas que receberam uma injeção semanal e aquelas que tomaram injeções diárias, conforme medido pela hemoglobina A1C. Isso fornece um instantâneo do açúcar no sangue nos últimos dois ou três meses. Além disso, as injeções semanais resultaram em taxas significativamente mais baixas de hipoglicemia.

De acordo com os pesquisadores, o principal benefício da insulina uma vez por semana é que mais pessoas estarão dispostas a aderir ao tratamento. Uma melhor adesão previne complicações do diabetes, incluindo doenças cardíacas, perda de visão e problemas renais.

Este foi um estudo de fase 2, o que significa que o novo medicamento tem um caminho a percorrer antes, ou se, chegar aos consumidores. Mas se as coisas correrem como planejado, ele pode estar disponível em 2023, disseram os pesquisadores. Contudo, eles ressaltam que injeções de insulina uma vez por semana não supririam a necessidade de monitorar os níveis de açúcar no sangue e tomar mais insulina conforme necessário.

Fonte: Endocrine Society Annual Meeting (ENDO 2021). March 20-23, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários