Notícias de saúde
09 de abril de 2025 (Bibliomed). Uma forma de liberação lenta de semaglutida pode permitir que pessoas que usam esses medicamentos tomem injeções mensais em vez das semanais atuais. A nova formulação envolve a semaglutida em um hidrogel que libera lentamente o medicamento conforme o gel se dissolve.
Uma pequena porção de gel, conhecida como 'depósito', do hidrogel carregado de semaglutida é injetada sob a pele. O hidrogel liberou com sucesso um fluxo suave e constante de semaglutida para seis ratos de laboratório. Agora, os pesquisadores pretendem realizar testes em porcos, cuja pele e sistemas endócrinos são mais semelhantes aos dos humanos.
A semaglutida promove a perda de peso e ajuda a controlar o diabetes imitando o hormônio GLP-1, que é liberado no intestino em resposta à alimentação. O medicamento ajuda a suprimir o apetite, retarda a digestão e estimula o corpo a produzir mais insulina em resposta aos níveis elevados de açúcar no sangue.
Infelizmente, a semaglutida agora deve ser administrada em injeções semanais, o que é difícil para muitos pacientes. Estudos sugerem que apenas 39% a 67% dos diabéticos tipo 2 mantêm suas injeções semanais de semaglutida por um ano. Apenas 40% dos pacientes que recebem as injeções semanais para perda de peso aderem ao regime medicamentoso após um ano.
Fonte: European Association for the Study of Diabetes Annual Meeting.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também