Notícias de saúde

Cortar carboidratos pode aumentar longevidade de diabéticos

06 de setembro de 2023 (Bibliomed). Cortar carboidratos e investir em uma dieta à base de plantas pode fazer com que pessoas com diabetes tipo 2 vivam mais tempo, sugere estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

O estudo, com mais de 10.000 adultos norte-americanos com diabetes tipo 2, descobriu que aqueles que comiam relativamente menos carboidratos tinham menos probabilidade de morrer nos próximos 30 anos, em comparação com aqueles com um gosto maior por carboidratos.

Contudo, a qualidade dessas dietas com baixo teor de carboidratos era fundamental: as pessoas que ingeriam uma quantidade moderada de carboidratos, mas ainda se encaixavam em muitos vegetais, frutas, grãos ricos em fibras e feijões tendiam a viver mais, em comparação com pessoas com dietas com alto teor de carboidratos. Depois, havia as pessoas com dietas com baixo teor de carboidratos que eram pesadas em carne e laticínios. Eles não viam tal vantagem de sobrevivência.

Os pesquisadores explicam que o diabetes tipo 2 surge quando o corpo perde sua sensibilidade ao hormônio regulador do açúcar no sangue, a insulina. A doença geralmente está relacionada à obesidade, e mudanças na dieta, exercícios e perda de peso são os pilares do controle dela.

Dietas com pouco carboidrato são frequentemente promovidas para perda de peso e controle do açúcar no sangue. Mas as dietas populares que limitam estritamente os carboidratos, como a dieta Keto, são muito difíceis de manter ao longo do tempo, explicam os autores. Além disso, eles ressaltam que ne, todos os carboidratos são iguais. Evitar açúcar e alimentos ricos em amido, como pão branco e lanches processados, faz sentido, especialmente para pessoas com diabetes. Por outro lado, há muitos carboidratos saudáveis, como vegetais e grãos integrais ricos em fibras.

Fonte: Diabetes Care. DOI: 10.2337/dc22-2310.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários