Notícias de saúde

Cortar carboidratos pode ajudar a prevenir diabetes

09 de novembro de 2022 (Bibliomed). Comer uma dieta pobre em carboidratos pode ajudar a prevenir o diabetes tipo 2, reduzindo o açúcar no sangue de pessoas com diabetes não medicada e pessoas em risco de desenvolver a doença. É o que indica estudo da Tulane University, nos Estados Unidos.

Dietas com baixo teor de carboidratos diminuem a hemoglobina A1c – um marcador para os níveis de açúcar no sangue – em pessoas com diabetes tipo 2 pelo menos tanto quanto as dietas com baixo teor de gordura, disseram os pesquisadores.

No entanto, embora os médicos geralmente recomendem dietas com baixo teor de carboidratos para pessoas que tratam de diabetes, as evidências são limitadas sobre se comer menos carboidratos pode afetar o açúcar no sangue de pessoas com diabetes ou pré-diabetes que não são tratadas com medicamentos para baixar a glicose.

Geralmente, uma dieta baixa em carboidratos concentra-se em proteínas e alguns vegetais sem amido, limitando grãos, legumes, frutas, pães, doces, massas, vegetais ricos em amido e frutas.

O estudo envolveu cerca de 150 participantes, com idades entre 40 e 70 anos, cujo nível de açúcar no sangue variou de pré-diabéticos a níveis diabéticos e que não estavam tomando medicamentos para diabetes. Eles foram divididos em dois grupos: um que recebeu uma dieta baixa em carboidratos e outro que continuou com sua dieta habitual.

Após seis meses, os membros do grupo de dieta baixa em carboidratos tiveram maiores diminuições na hemoglobina A1c, em comparação com aqueles do grupo que comeu sua dieta habitual. Seus níveis de A1c caíram 0,23% a mais do que o grupo de dieta usual, que os cientistas descreveram como modestos, mas clinicamente relevantes. Os participantes desse grupo também perderam peso e tiveram níveis mais baixos de glicose em jejum.

Os autores disseram que as descobertas do estudo são especialmente importantes para pessoas com pré-diabetes cujos níveis de A1c são mais altos que o normal, mas permanecem abaixo dos níveis que estariam classificados como diabetes.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.38645.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários