Notícias de saúde
10 de abril de 2025 (Bibliomed). Um estudo realizado na Universidade de Exeter, na Grã-Bretanha, mostrou que pessoas estão em maior risco de infecções, especialmente se forem diabéticas.
O estudo usou dados do UK Biobank, um banco de dados que inclui informações de saúde de quase 500.000 britânicos. De acordo com os dados, cerca de 64.000 foram hospitalizados por uma infecção bacteriana (como infecção do trato urinário ou pneumonia); quase 15.000 foram hospitalizados com uma infecção viral (como gripe) e cerca de 408.000 nunca foram hospitalizados por infecção.
A obesidade parecia ligada a um risco maior de infecção grave: cada aumento de 5 pontos no IMC - por exemplo, de um IMC de 30 (o limite para obesidade) para 35 - incorreu em um aumento de 30% no risco de uma infecção bacteriana grave e um aumento de 32% para infecção viral grave.
Essas associações eram para todas as pessoas, independentemente de terem ou não diabetes. No entanto, como o diabetes traz riscos maiores de infecção em geral, as descobertas são particularmente importantes para pessoas com a doença do açúcar no sangue.
Fonte: European Association for the Study of Diabetes Annual Meeting.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também