Notícias de saúde

Obesidade coloca as pessoas em maior risco de diabetes e hipertensão do que a colesterol alto

14 de setembro de 2023 (Bibliomed). Diabetes, hipertensão e dislipidemia são comorbidades relacionadas à obesidade, e que contribuem para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, uma das principais causas de morte. Além da obesidade, a condição de baixo peso é preocupante, pois pode levar à sarcopenia, principalmente após os 65 anos.

Em um novo estudo, pesquisadores examinaram o risco de diabetes, hipertensão e dislipidemia devido à obesidade em indivíduos dessa idade. Foram investigados retrospectivamente 10.852 indivíduos com 65 anos de idade a relação entre obesidade e suas três principais comorbidades, e que realizaram exames de saúde implementados pela cidade de Kobe, no Japão, entre abril de 2017 e março de 2021.

A análise revelou que 9,7% tinham diabetes, 41,0% tinham hipertensão e 63,8% tinham dislipidemia. A incidência de diabetes e hipertensão aumentou significativamente quanto mais obeso o paciente era. Por outro lado, a incidência de dislipidemia foi elevada mesmo entre os eutróficos, e aumentou gradativamente com o grau de obesidade.

Nos homens, o aumento da obesidade levou a um risco elevado semelhante de ter cada uma das três doenças. Embora o aumento da obesidade tenha elevado significativamente o risco de diabetes e hipertensão em mulheres, o risco de ter dislipidemia aumentou gradualmente, atingindo o pico em indivíduos ligeiramente obesos.

A obesidade pode causar complicações em inúmeras doenças, encurta a expectativa de vida saudável e reduz a qualidade de vida. Diabetes, hipertensão e dislipidemia são condições comuns relacionadas à obesidade que causam o endurecimento das artérias (arteriosclerose), que está ligada ao desenvolvimento de condições que ameaçam a vida, como derrames e doenças cardíacas.

Os resultados sugerem a importância da intervenção de saúde pública para a obesidade para suprimir suas comorbidades, especialmente diabetes e hipertensão, nessa idade.

Fonte: Scientific Reports. DOI: 10.1038/s41598-023-29276-7.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários