Notícias de saúde
31 de janeiro de 2025 (Bibliomed). Um estudo recente mostrou que ampliar o acesso a novos e eficazes medicamentos para perda de peso poderia evitar mais de 40 mil mortes por ano nos Estados Unidos. Esses medicamentos, como o Ozempic e o Wegovy, são tratamentos inovadores para obesidade e têm demonstrado resultados significativos em testes clínicos. No entanto, seu alto custo e a falta de cobertura por planos de saúde limitam o acesso da população a esses tratamentos.
Atualmente, cerca de 74% dos americanos são considerados com sobrepeso, e 43% desse grupo são classificados como obesos. A obesidade está associada a diversas doenças graves, como diabetes tipo 2, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. Mesmo com as evidências de seus impactos negativos, o desenvolvimento de tratamentos eficazes para a obesidade tem sido limitado até recentemente.
Segundo o estudo, se esses medicamentos fossem amplamente disponibilizados para todas as pessoas elegíveis, o país poderia registrar até 42 mil mortes a menos por ano, incluindo cerca de 12 mil entre pacientes com diabetes tipo 2. Mesmo com o acesso restrito atual, já se estima que cerca de 8 mil vidas são salvas anualmente.
Os pesquisadores ressaltam a importância de remover as barreiras financeiras e de cobertura de seguros para garantir que mais pessoas possam se beneficiar desses tratamentos, especialmente em regiões com altas taxas de obesidade e diabetes.
Fonte: Proceedings of the National Academy of Sciences. DOI: 10.1073/pnas.2412872121.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também