Notícias de saúde

Investir na saúde mental dos jovens pode levar a grande economia

04 de abril de 2025 (Bibliomed).Um estudo recente revelou que melhorar a saúde mental de adolescentes nos Estados Unidos poderia gerar uma economia de 52 bilhões de dólares ao longo de 10 anos. A pesquisa, publicada na revista científica PLOS Medicine, aponta que investir em políticas preventivas de saúde mental traz benefícios econômicos significativos, além de impactar positivamente a vida dos jovens.

A análise utilizou dados do National Longitudinal Study of Youth 1997, que acompanha mais de 3.300 participantes desde a adolescência. Os pesquisadores compararam informações de 2000, quando os participantes tinham entre 15 e 17 anos, com dados de 2010. Eles descobriram que adolescentes que enfrentaram sofrimento psicológico significativo tinham menor participação no mercado de trabalho e rendiam, em média, 5.658 dólares a menos por ano em salários, uma década depois.

Com base nesses números, os cientistas modelaram uma política hipotética que expandiria o acesso a cuidados preventivos em saúde mental, alcançando 10% dos jovens que poderiam desenvolver sofrimento psicológico. Apenas os impactos na força de trabalho poderiam gerar economias substanciais no orçamento federal, compensando os custos de implementar essas políticas.

O estudo destaca que, além dos benefícios econômicos, investir em saúde mental na adolescência pode prevenir consequências de longo prazo, como dependência de assistência pública e maior demanda por serviços de saúde.

Os pesquisadores reforçam a urgência de investimentos em políticas que priorizem a saúde mental dos jovens, especialmente diante da crise crescente nesse grupo.

Fonte: PLOS Medicine. DOI: 10.1371/journal.pmed.1004506.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários