Notícias de saúde

Fumar aumenta significativamente o risco de distúrbios mentais

16 de janeiro de 2024 (Bibliomed). Um novo estudo trouxe informações sobre a relação entre o tabagismo e os distúrbios mentais, destacando a importância da prevenção do tabagismo na adolescência como uma importante estratégia para reduzir o risco de distúrbios mentais ao longo da vida.

A pesquisa, baseada em uma abordagem de tipo randomização mendeliana, analisou dados de 337.140 participantes do UK Biobank com ancestralidade britânica. Os pesquisadores calcularam os escores de risco poligênico (PRS) para o tabagismo, a quantidade de anos de tabagismo em relação à vida adulta e a neuroticismo. Esses escores foram usados como variáveis explicativas em modelos de sobrevivência para hospitalizações relacionadas a distúrbios mentais, como depressão maior, transtorno bipolar e esquizofrenia.

Os resultados revelaram que os escores de risco poligênico para o tabagismo e o neuroticismo estavam associados a um maior risco de hospitalização por distúrbios mentais em todos os grupos de status de fumante. Além disso, o risco de hospitalização por saúde mental foi mais elevado tanto em ex-fumantes (HR: 1,50, IC: 1,35-1,67) quanto em fumantes atuais (HR: 2,58, IC: 2,97-4,31) em comparação com nunca fumantes, após ajuste para fatores de confusão.

Essas descobertas sugerem que as predisposições genéticas para o tabagismo e o neuroticismo são estabelecidas desde o momento da concepção, e o início do tabagismo geralmente ocorre antes dos 20 anos. Portanto, prevenir o tabagismo em adolescentes pode ser uma estratégia eficaz para evitar o desenvolvimento de distúrbios mentais ao longo da vida.

Este estudo destaca a importância da prevenção do tabagismo na adolescência como uma medida-chave para reduzir o risco de distúrbios mentais. Investir em programas de prevenção do tabagismo entre os jovens pode ter impactos significativos na saúde mental da população e melhorar a qualidade de vida a longo prazo.

Fonte: Acta Psychiatrica Scandinavica. DOI: 10.1111/acps.13601.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários