Notícias de saúde

Estudo revela efeito da música de ritmo rápido no desempenho esportivo anaeróbico

05 de janeiro de 2024 (Bibliomed). Um estudo recente investigou os efeitos da música no desempenho esportivo anaeróbico, isolando o fator de ritmo da música como o único antecedente musical intrínseco. A pesquisa envolveu 40 adultos jovens (23 homens e 17 mulheres) em três testes nos quais foram expostos a condições sem música, música de ritmo lento e música de ritmo rápido em ordem aleatória.

A música utilizada no estudo foi especialmente composta para a pesquisa e tinha ritmo de 110 batidas por minuto (bpm) para o grupo de ritmo lento e 140 bpm para o grupo de ritmo rápido. Após a exposição à música, os participantes relataram os níveis de excitação emocional e estado afetivo antes de realizar um teste de remo máximo de 30 segundos em um ergômetro.

Os resultados mostraram que a exposição à música antes da tarefa levou a um aumento na excitação emocional e estado afetivo positivo em comparação com a ausência de música. Além disso, a música de ritmo rápido resultou em um desempenho anaeróbico significativamente melhor, com maior produção média de potência, em comparação com a música de ritmo lento.

No entanto, não foram encontradas diferenças significativas na produção máxima de potência ou na percepção de esforço entre todas as condições. Os resultados sugerem que a exposição à música antes da atividade esportiva pode proporcionar benefícios psicológicos positivos. Além disso, a música de ritmo rápido parece ter um efeito ergogênico no desempenho esportivo anaeróbico. Ou seja, seria capaz de aumentar a capacidade para o trabalho corporal ou mental.

Essas descobertas destacam a importância do ritmo da música como um fator que pode influenciar positivamente o desempenho esportivo e a motivação dos atletas. Isso pode ter implicações interessantes para estratégias de treinamento e preparação mental em esportes anaeróbicos.

Fonte: Music & Science. DOI: 10.1177/20592043231174388.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários