Notícias de saúde

ONU pede mais ações para abordar a saúde mental no local de trabalho

05 de dezembro de 2022 (Bibliomed). A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) pediram mais ações para enfrentar os problemas de saúde mental no trabalho em todo o mundo. As duas agências das Organizações das Nações Unidas (ONU) disseram em comunicado que cerca de 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos a cada ano para depressão e ansiedade, custando à economia global quase US$1 trilhão.

Segundo a OMS, estima-se que 15% dos adultos em idade ativa tenham um transtorno mental em algum momento. A agência da ONU publicou diretrizes baseadas em evidências sobre intervenções organizacionais, treinamento de gerentes e trabalhadores e outras diretrizes de saúde mental relacionadas ao emprego para "facilitar ações nacionais e no local de trabalho nas áreas de desenvolvimento de políticas, planejamento e prestação de serviços nos domínios da saúde mental e saúde ocupacional". Essas diretrizes incluem ações destinadas a lidar com riscos à saúde mental no trabalho, como cargas de trabalho pesadas, comportamentos negativos e outros fatores que podem criar sofrimento mental no trabalho.

Em comunicado, a OMS e a OIT afirmam que a pandemia de Covid-19 desencadeou um aumento de 25% na ansiedade geral e depressão em todo o mundo, em um momento em que os governos não estavam preparados para lidar com a escassez de recursos de saúde mental. Uma pesquisa em junho mostrou que 42% dos americanos que precisaram de saúde mental nos 12 meses anteriores não conseguiram devido a custos e outras barreiras. Outro estudo publicado em junho descobriu que as pessoas que contraíram infecções por COVID-19 tinham 25% mais chances de serem diagnosticadas com uma condição de saúde mental nos quatro meses após a infecção.

O diretor-geral da OIT, Guy Ryder, disse que um ambiente de trabalho seguro e saudável é crucial porque as pessoas passam grande parte de suas vidas no trabalho. Segundo ele, é preciso investir para construir uma cultura de prevenção em torno da saúde mental no trabalho, remodelar o ambiente de trabalho para acabar com o estigma e a exclusão social e garantir que os funcionários com problemas de saúde mental se sintam protegidos e apoiados.

Fonte: WHO guidelines on mental health at work. World Health Organization 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários