Notícias de saúde

Dormir bem pode reduzir comportamento impulsivo em crianças e adolescentes

15 de janeiro de 2024 (Bibliomed). Jovens criados em ambientes estressantes enfrentam um risco aumentado de desenvolver traços impulsivos, que são um forte precursor de comportamentos problemáticos. Um novo estudo sugere que o sono pode desempenhar um papel fundamental na ligação entre o estresse e esses comportamentos problemáticos, oferecendo uma possível chave para mitigar esse risco.

A pesquisa, baseada em dados do Estudo de Desenvolvimento Cerebral e Cognitivo de Adolescentes, uma amostra nacional de 11.878 crianças, revelou resultados significativos. A duração insuficiente do sono, problemas de sono e atraso no início do sono foram identificados como mediadores significativos da relação entre ambientes estressantes e impulsividade em jovens.

Os cientistas também observaram que a conectividade funcional em repouso dentro da Rede de Modo Padrão (RMP), uma rede cerebral associada à regulação do estresse e do sono, desempenhou um papel crucial. Os jovens com níveis elevados de conectividade funcional em repouso dentro da RMP mostraram associações mais intensas entre ambientes estressantes e impulsividade, especialmente quando a duração do sono era mais curta.

Essas descobertas sugerem que a saúde do sono pode ser um alvo eficaz para intervenções preventivas destinadas a reduzir a impulsividade em jovens criados em ambientes estressantes. O sono desempenha um papel vital no desenvolvimento neurocognitivo que subjaz ao controle comportamental durante a adolescência, e abordar problemas de sono pode ajudar a mitigar os efeitos negativos do estresse.

Este estudo destaca a importância de considerar o sono como parte integrante da saúde mental e do bem-estar dos jovens. Intervenções que visam melhorar a qualidade do sono podem ter um impacto significativo na redução dos comportamentos problemáticos associados ao estresse na juventude. Portanto, investir na promoção de hábitos de sono saudáveis pode ser uma estratégia eficaz para ajudar os jovens a enfrentar ambientes estressantes de maneira mais adaptativa e saudável.

Fonte: Sleep Health. DOI: 10.1016/j.sleh.2023.03.005.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários