Notícias de saúde

Uso recreativo de drogas triplica chances de emergências cardíacas recorrentes

10 de março de 2025 (Bibliomed). Pessoas que usam drogas, mesmo que de forma “recreativa”, têm três vezes mais probabilidade de ter emergências cardíacas recorrentes do que pessoas que não usam. Cerca de 11% dos pacientes internados em unidades de terapia intensiva cardíaca estavam usando drogas recreativas, mostrou um estudo realizado no Hospital Lariboisiere, na França.

Para o estudo, os pesquisadores acompanharam quase 1.400 pacientes internados em UTIs em 39 hospitais na França durante duas semanas em abril de 2021. Todos foram examinados para uso de drogas usando testes de urina. Cerca de 11% estavam usando cannabis, opioides, cocaína, anfetaminas ou MDMA. Os pacientes foram então monitorados por cerca de um ano, para verificar se haviam sofrido outra parada cardíaca, ataque cardíaco ou derrame.

Após um ano de acompanhamento, cerca de 7% dos pacientes apresentaram outra emergência cardíaca grave. Cerca de 13% dos usuários de drogas tiveram uma emergência cardíaca de acompanhamento, em comparação com 6% dos não usuários. Usuários de drogas tinham mais probabilidade do que não usuários de sofrer uma morte relacionada ao coração (5,7% vs. 4,5%), ataque cardíaco não fatal (5,1% vs. 1,3%) ou derrame (1,9% vs. 0,6%).

MDMA foi a droga mais associada ao risco cardíaco, com usuários um pouco mais de quatro vezes mais propensos a ter um evento cardíaco subsequente. Heroína e outros opioides aumentaram o risco em 3,6 vezes, e a cannabis o fez em 1,8 vezes.

Fonte: European Society of Cardiology Annual Meeting 2024.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários