Notícias de saúde

Existe ligação entre abortos espontâneos e riscos de saúde em gestação futuras

09 de agosto de 2024 (Bibliomed). Um estudo realizado publicado no periódico eClinicalMedicine descobriu uma relação entre abortos espontâneos e um aumento no risco de desenvolver complicações como diabetes gestacional e distúrbios relacionados à hipertensão em gestações subsequentes. A pesquisa analisou 52 estudos envolvendo mais de 4 milhões de gestações em 22 países, investigando os impactos de abortos espontâneos, abortos induzidos e perda gestacional recorrente (mais de dois abortos espontâneos sucessivos) em gravidezes posteriores.

Os resultados indicaram que indivíduos que sofreram um aborto espontâneo tinham 44% mais chances de desenvolver diabetes gestacional em gestações futuras e 6% mais chances de desenvolver hipertensão. Por outro lado, aqueles com perda gestacional recorrente não mostraram aumento no risco de diabetes gestacional, mas tiveram 37% mais chances de desenvolver pré-eclâmpsia, complicação caracterizada por alta pressão sanguínea, em gestações posteriores. Não foram encontradas evidências que ligassem o aborto induzido a problemas diabéticos ou hipertensivos, durante ou fora da gravidez.

Os autores da pesquisa destacam a importância de estabelecer as conexões entre perda gestacional, diabetes e hipertensão, visando mitigar riscos ou prevenir a progressão dessas condições. O estudo reforça o conhecimento sobre complicações na gravidez e a saúde posterior, inclusive o risco elevado de doenças cardíacas, iluminando os efeitos de longo prazo dos abortos espontâneos e perdas gestacionais recorrentes e abrindo caminho para estratégias de saúde aprimoradas.

Fonte: eClinicalMedicine. DOI: 10.1016/j.eclinm.2024.102560.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários