Notícias de saúde

Canadá: legalização aumentou exposição acidental de crianças a maconha

21 de janeiro de 2022 (Bibliomed). A legalização da maconha no Canadá levou a um aumento de quase nove vezes nas visitas ao pronto-socorro entre crianças em uma das províncias do país que foram acidentalmente expostas à droga.

Em particular, a província de Ontário viu um aumento no número de atendimentos de emergência por exposição acidental entre crianças depois que formas "comestíveis" da droga foram legalizadas. O aumento das visitas ao pronto-socorro ocorreu apesar das regulamentações canadenses destinadas a minimizar o uso não intencional da droga por jovens, incluindo embalagens simples com símbolos de advertência que também são “resistentes a crianças".

O país também implementou restrições de marketing, impôs limites ao conteúdo de THC em comestíveis e lançou campanhas de educação do consumidor sobre a segurança das drogas em conjunto com a legalização. O THC, ou tetrahidrocanabinol, é o ingrediente psicoativo da maconha, o que significa que cria o efeito intoxicante ou "alto".

Para este estudo, os pesquisadores compararam as visitas ao pronto-socorro por exposição não intencional à maconha entre crianças na província de Ontário de 2016 a outubro de 2018, quando a droga foi legalizada para uso recreativo no Canadá, com aquelas de novembro de 2018 a março de 2021.

Na província de Ontário, Canadá, foram relatadas 81 visitas ao pronto-socorro por exposição acidental à maconha durante aquele primeiro período, antes da legalização. Desde a legalização, 441 visitas ao pronto-socorro causadas por exposição acidental foram relatadas.

No entanto, a taxa mensal de visitas de emergência associadas à exposição acidental entre crianças aumentou de 0,16 visita por mês antes da legalização para cerca de 1,5 visitas por mês depois, um aumento de nove vezes.

Para os pesquisadores, esses dados indicam que, apesar das regulamentações, novas abordagens e intervenções políticas podem ser necessárias. Além disso, eles indicam que os pais ou responsáveis devem manter os produtos de cannabis em recipiente trancado, longe de alimentos, bebidas e do alcance das crianças.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2021.42521.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários