Notícias de saúde

Caminhar pode melhorar a dor lombar

29 de outubro de 2024 (Bibliomed). Adultos com histórico de dor lombar conseguiram evitar uma recorrência por muito mais tempo se caminhassem regularmente em comparação com aqueles que não o faziam, descobriu um novo estudo realizado na Macquarie University, na Austrália.

Por um período de até três anos, os pesquisadores monitoraram 701 adultos com recuperação recente de um episódio de dor lombar. Eles designaram aleatoriamente os participantes para um programa de caminhada individualizado e seis sessões educacionais guiadas por fisioterapeutas ao longo de seis meses ou para um grupo de controle.

Os resultados mostraram que o grupo de intervenção teve menos ocorrências de dor limitadora de atividade em comparação ao grupo de controle e um período médio mais longo antes de terem uma recorrência, com uma mediana de 208 dias em comparação a 112 dias. Além de fornecer aos participantes períodos mais longos sem dor, o programa "reduziu a necessidade deles de buscar suporte de saúde e a quantidade de tempo afastado do trabalho em aproximadamente metade.

Segundo os pesquisadores, caminhar é um exercício de baixo custo, amplamente acessível e simples que quase qualquer pessoa pode praticar, independentemente da localização geográfica, idade ou status socioeconômico. Eles explicam que caminhar é altamente eficaz para a prevenção de dores nas costas devido à combinação de movimentos oscilatórios suaves, carga e fortalecimento das estruturas e músculos da coluna, relaxamento e alívio do estresse e liberação de endorfinas de 'bem-estar'. Caminhar também confere muitos outros benefícios ao bem-estar de um indivíduo, como saúde cardiovascular, densidade óssea, menor peso e um estado mental melhorado.

Fonte: The Lancet. DOI: 10.1016/S0140-6736(24)00755-4.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários