Notícias de saúde

Mudanças climáticas podem aumentar consumo de açúcar

10 de fevereiro de 2026 (Bibliomed). Quanto mais quente o mundo se torna, maior é o consumo de açúcar. É o que mostrou estudo realizado na Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Pesquisadores analisaram as compras de alimentos de famílias nos Estados Unidos entre 2004 e 2019 e as compararam com dados meteorológicos locais. Para cada aumento de 1°C na temperatura, o consumo de açúcar aumentou em 0,7 gramas por pessoa por dia. A maior parte desse açúcar estava presente em refrigerantes, sucos e sobremesas congeladas.

O estudo constatou que os maiores aumentos no consumo de açúcar ocorreram entre famílias de baixa renda e aquelas com menor escolaridade. Esses grupos já tendem a consumir mais produtos açucarados, em parte porque alimentos e bebidas adoçados costumam ser mais baratos e de mais fácil acesso.

Pesquisadores estimam que a ingestão de açúcar adicionado poderá aumentar em quase 3 gramas por dia até 2095, caso o aquecimento global continue no ritmo atual. O consumo excessivo de açúcar adicionado aumenta o risco de obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas, de acordo com a Associação Americana do Coração, que recomenda limitar a ingestão de açúcares adicionados a 36 gramas por dia para homens e 25 gramas para mulheres.

Fonte: Nature Climate Change. DOI: 10.1038/s41558-025-02398-8.

Copyright © 2026 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários