Notícias de saúde
25 de julho de 2024 (Bibliomed). Idosos que passam mais tempo sentados têm maior probabilidade de ter pressão alta quando comparados àqueles que passam mais tempo fazendo alguma atividade, indica estudo realizado no Kaiser Permanente Washington Research Institute, nos Estados Unidos.
Os adultos mais velhos normalmente ficam sentados entre 65% e 80% das horas em que estão acordados, e esse comportamento sedentário pode causar doenças cardíacas e diabetes. O estudo envolveu 283 idosos com idades entre 60 e 89 anos cobertos pelo sistema de saúde da Kaiser Permanente no estado de Washington, nos Estados Unidos.
Todos os idosos receberam uma mesa de apoio, um monitor de atividades e 10 sessões de coaching de saúde durante um período de seis meses. Nessas sessões, os participantes estabeleceram metas para reduzir o tempo que passam sentados.
Um grupo de controle também recebeu treinamento de saúde, mas focado em áreas de saúde não relacionadas à postura em pé ou ao aumento da atividade.
A pandemia exigiu que a maioria das sessões de coaching em saúde fossem ministradas remotamente. No entanto, os idosos conseguiram melhorar os seus padrões de sentar, e mais tempo em pé levou a uma melhor pressão arterial.
Ficar menos sentado levou a uma redução de quase 3,5 pontos na pressão arterial média dos idosos. Em comparação, o aumento da atividade física normalmente leva a uma redução média de 4 pontos na pressão arterial e à perda de peso, uma redução média de 3 pontos.
Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2024.3234.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também