Notícias de saúde
11 de agosto de 2025 (Bibliomed). Adicionar apenas cinco minutos de exercício à sua rotina diária pode reduzir sua pressão arterial e diminuir suas chances de desenvolver doenças cardíacas, sugere pesquisa realizada na University College London, na Inglaterra.
De acordo com os pesquisadores, a pressão alta afeta quase 1,3 bilhão de adultos no mundo todo e é uma das maiores causas de morte prematura por derrame e outras causas. O novo estudo se concentrou em quase 15.000 voluntários adultos que receberam rastreadores de atividades para registrar seu envolvimento diário em seis atividades principais: dormir; comportamento sedentário (como ficar sentado); caminhada lenta (menos de 100 passos por minuto); caminhada rápida (100 passos por minuto ou mais); de pé; exercícios mais vigorosos (como correr, andar de bicicleta ou subir escadas).
De acordo com os dados, o participante médio dormia sete horas por dia, praticava 10 horas de comportamento sedentário - como ficar sentado -, três horas em pé, uma hora de caminhada lenta, uma hora de caminhada rápida e apenas 16 minutos de atividades físicas, como correr e andar de bicicleta. Usando esses números, os pesquisadores calcularam o que aconteceria com a pressão arterial se uma pessoa substituísse um comportamento menos ativo por apenas cinco minutos de exercício.
O resultado: uma queda saudável na pressão arterial sistólica (o número mais alto em uma leitura) de 0,68 milímetros de mercúrio (mmHg) e na pressão arterial diastólica (o número mais baixo) de 0,54mmHg2, de acordo com a equipe britânica. Uma queda ligeiramente maior na pressão arterial — uma redução de 2mmHg na pressão sistólica e de 1mmHg na diastólica — poderia reduzir em 10% as chances de uma pessoa desenvolver doenças cardíacas, observaram os pesquisadores. Incorporar de 10 a 20 minutos de exercícios por dia à rotina diária pode contribuir para isso, afirmaram.
De acordo com os pesquisadores, qualquer coisa que aumente a frequência cardíaca — andar de bicicleta, subir escadas ou correr por períodos curtos — ajuda a aliviar a pressão alta.
Fonte: Circulation. DOI: 10.1161/CIRCULATIONAHA.124.069820.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também